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Ficou muito tempo longe da academia? Saiba o que fazer para aliviar as dores musculares depois dos exercícios.

18/01/2016

O ano começou, as férias acabaram e é hora de voltar à academia! Mas como o corpo ficou parado durante algum tempo, também é hora de sentir as famosas e incômodas dores musculares que demoram dias para passar. Vamos entender esse processo?

A dor muscular, conhecida como Dor Muscular Tardia (DMT), aparece horas depois da atividade e é caracterizada pela sensação de desconforto na musculatura.
A intensidade do desconforto aumenta nas primeiras 24 horas e alcança o máximo de intensidade até 72 horas depois do esforço.

A DMT é resultado de uma resposta inflamatória às microlesões musculares causadas pelos exercícios físicos, comum após atividades com contrações musculares excêntricas, quando o músculo está alongado, porém tensionado.

 

O que fazer para aliviar as dores?

Descanso e alongamento

Para facilitar a recuperação do músculo, a sugestão é pós-treino descansar e se alimentar adequadamente. Outra sugestão seria fazer alongamentos antes e após os exercícios com movimentos leves e sempre com a orientação de um profissional de Educação Física.

Massagem

A massagem tem um efeito positivo na recuperação dos músculos. Primeiro, deve-se massagear as regiões acima e abaixo da área dolorida e, em seguida, o músculo em si. Isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, acelerando a remoção de substâncias químicas que produzem a dor.

Continuar praticando exercícios com frequência

A dor muscular é sinal de que o seu corpo se movimentou fazendo os músculos se alongarem e contraírem, causando micro lesões, as quais fazem você lembrar que estava parado e precisa se movimentar.

Não fique completamente no sedentarismo. Continue treinando regularmente! Só assim as dores irão melhorar, seu corpo irá se adaptar às atividades e você vai deixar de sentir as tão indesejadas dores.

Um lanche saudável pós-treino

Para prevenir a dor pós-treino, procure comer um lanche saudável após malhar. Aposte em alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como carnes magras, que podem ajudar a reparar os músculos, ajudando a reduzir a dor.

E atenção: não tome relaxante muscular, deixe seu corpo reagir naturalmente!

Fonte: Bolsa de Mulher / Manual do Homem Moderno

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