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ALIMENTOS INDICADOS PARA CADA FASE DA VIDA DA MULHER

06/03/2015
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As mulheres estão em constante transformação, em cada etapa de suas vidas elas passam por processos diferentes e sentem necessidades distintas. Manter uma alimentação saudável durante toda a vida é essencial, mas há alguns alimentos que são mais indicados em determinado período. Confira!

DE 20 A 30 ANOS

Nessa fase, não há perda de massa óssea ou colágeno. A mulher, basicamente, precisa apenas controlar o peso e as variações de humor causadas pela TPM e ter cuidado com a anemia. É indicado o consumo de alimentos como laticínios desnatados, carnes magras, cereais integrais, hortaliças e frutas, além de chás. Para prevenir ou controlar a anemia, a dica é ingerir alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, feijão, folhas verde escuras, beterraba) combinados com sucos ricos em vitamina C.

DOS 30 A 40 ANOS

Agora, começa a haver diminuição de colágeno, o que é uma das grandes preocupações das mulheres. O indicado é consumir alimentos ricos em vitamina C (para auxiliar na produção dessa proteína) além de proteínas de origem animal, como as carnes vermelhas magras. Para colaborar com o funcionamento do intestino, controle do colesterol e saciedade, uma ótima dica é consumir a farinha de linhaça dourada.

DOS 40 A 50 ANOS

Aqui, além da perda de colágeno, há também a redução da produção de estrogênio. O metabolismo da mulher fica mais lento, ela tende a ganhar mais peso e tem menos massa muscular. Por isso, além do colágeno hidrolisado e alimentos ricos em fibras e cálcio, a sugestão são alimentos derivados de soja. Caso a mulher já apresente irregularidades menstruais e alguns sintomas indesejáveis, indica-se alimentos desenvolvidos com a finalidade de funcionarem como coadjuvantes do tratamento.

ACIMA DOS 60 ANOS

Nesta fase, são indicados alimentos antioxidantes, como cenoura, linhaça, oleaginosas, frutas cítricas, suco de uva integral, tomate, óleo de coco, soja, brócolis, couve-flor, gérmen de trigo, peixes, etc.

Para prevenir artrite e artrose, vegetais verdes e amarelos (ricos em vitamina C que ajuda a reduzir os danos às células) e ervilhas e feijão (ricos em zinco que melhora o funcionamento do sistema imunológico) podem auxiliar.
Com a idade, o corpo fica menos eficiente para absorver e usar alguns nutrientes, por isso, sente-se a necessidade de quantidades extras de alguns nutrientes, como o cálcio (leite e derivados, vegetais de folhas verdes escuras), fibras (verduras, legumes, frutas, alimentos integrais), potássio (abacate, tomate, banana, batata, cenoura, beterraba) vitamina B12 (carnes, ovos, fígado), vitamina D (gema de ovo, fígado, peixes) e zinco (carne vermelha, leite de derivados, feijão).

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